domingo, 18 de abril de 2010

Você sabia que trabalha para o banco?

Imaginem o seguinte “ritual”. Eu penetro no banco para pagar uma determinada conta. Como não tenho tempo a perder, em razão da correria cotidiana, resolvo quitar a obrigação no caixa eletrônico, em vez do (digamos) caixa convencional. Insiro meu cartão, “navego” nos menus, e logo sou solicitado pela máquina a inserir o código de barras em uma espécie de feixe de luz vermelho. Porém, fracasso após algumas tentativas. Assim, sou convidado a digitar um número de dezenas e dezenas de algarismos e, FINALMENTE, conta quitada.

Vejamos: Eu acabo de realizar o trabalho que deveria ser executado por um funcionário do banco. Na pratica, eu trabalhei para o banco.

Vamos analisar a questão: Em repetidas vezes, precisamos enfrentar filas DESNECESSÁRIAS para obter o atendimento do “caixa convencional” do banco. (Destaco que as filas são desnecessárias, porque tenho plena convicção que os principais bancos, (Itaú/Unibanco, Santander/Real, Bradesco...), possuem condições financeiras e espaço para colocar mais terminais para atender os clientes. Alguém duvida?)

Mas, diante das filas consideráveis, acabamos aos poucos aderindo aos caixas eletrônicos.

Assim, para que instalar mais “caixas convencionais”, se os clientes podem realizar o trabalho que deveria ser executado pelo banco? Para que contratar mais funcionários, e ter mais obrigações trabalhistas? Mais dor de cabeça? Isso interessa para os banqueiros?

Mas alguns podem dizer: “Mas eu não me incomodo de usar o caixa eletrônico para pagar contas, para efetuar depósitos e para outros serviços”. Os banqueiros também não. Na verdade, eles tacitamente agradecem. Isso representa menos custo. O nosso “trabalho” diante do caixa eletrônico diminui os gastos dos bancos. Em resumo, mais trabalhos para os clientes, menos custos para os bancos.

Outros ainda podem dizer algo: “Mas para mim é indiferente pagar no caixa eletrônico ou na boca do caixa”. Para os banqueiros não. Eles preferem que você use BASTANTE o caixa eletrônico e deixe para lá a tal boca do caixa.

Será que estou EXAGERANDO? Não sei. De qualquer modo, os lucros dos banqueiros brasileiros são EXAGERADOS também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário