sábado, 29 de maio de 2010

04 de junho. Dia internacional da criança vítima de violência.


Nesse momento, em alguma parte do Brasil, alguma criança está sofrendo agressões e torturas. E a impunidade e a covardia encontram refugio no anonimato. E pergunto de primeira: O que fazer? Como efetivamente combater este mal? Como identificar agressões? Como prevenir?

Creio que toda escola, seja pública seja privada deveria ter um programa efetivo para identificação de crianças que sofrem agressões. Os corpos de crianças submetidas a maus tratos denunciam, provavelmente, a violência praticada. E ainda, o comportamento de tais crianças provavelmente apresenta sensíveis alterações. Ainda na esfera comportamental, a criança tende a manifestar um comportamento arredio ou excessivamente tímido.

Uma vez identificado o problema, o órgão público competente deveria ser acionado e, por conseguinte, medidas duras devem ser adotadas. Sem o inconveniente mergulho em burocracias.

Não sou nenhum especialista em pedagogia, educação infantil e assuntos afins. Mas creio que a escola brasileira pode e muito prevenir e combater a violência física cometida contra crianças.

Mas não adianta esperar a boa vontade do governo, a despeito de suas obrigações legais. Faz-se necessário uma grande mobilização acerca do assunto. Mobilização que envolva a sociedade, ONGs, imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário